quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Etiqueta na maternidade



Me atentei a isso depois de ter ido pela 1° vez a uma maternidade e para um motivo mais que perfeito, o nascimento do meu amor de sobrinho, o João Gabriel...Me dei conta do tanto de gente que tinha esperando a saída dele e da mãe para ver, tirar fotos, era quase a nação do corinthians...kkkkkkk!!!Aí pensei pq nao falar das maneiras e dos comportamentos a se ter dentro de um hospital e inclusive de uma maternidade,vamos começar então:

Essa matéria foi tirada do blog de Constance Zahn (AQUI), e to reproduzindo aqui pra vocês já que ela é uma expert quando se fala em etiqueta, vamos lá:


1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais.
2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber.
3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber.
4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.
5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos últimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação.
6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro.
7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!!
8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora.

Então pessoal, vamos nos restringir a algumas visitas, ou até mesmo esperar pra visitar mãe e filho quando estiverem em casa e mais tranqüilos, não esqueçendo de não irem sujos, depois de um trabalho, ou gripados, pois podem passar bacterias ou doenças para o recém nascido.

E eu vou lá que o bbzão da casa tá chorando e não tem coisa pior do que vê-lo chorar...fico com o coração bem pequenininhoooo...


Beijoss,

2 comentários:

  1. Adorei Alezita! Eu mesma não gostaria de receber visitas nos primeiros dias em casa... Todos estão se adaptando nesse momento! Além, é claro, da saúde do bebê estar em risco, uma vez que não tomou nenhuma vacina ainda. Acho que é uma questão de consciência mesmo!!! Adorei. Belzita :*

    ResponderExcluir
  2. E mais, na maternidade gostaria que apenas meus pais e irmãos + meus sogros e cunhados fossem nos ver, e mais ninguém...
    A mulher já tá se sentindo uma "mulher fruta estragada" depois de um parto e ainda ter que se maquiar, aprender a dar de mamar, pentear cabelo, trocar fraldas, fazer esforço físico e sorrir para as visitas é um pouco demais pra mim!
    Quem quiser que me chame de chata, mas acho que é um momento de felicidade a ser compartilhada com todos (familiares e amigos)sim, mas isso deve acontecer quando a "nova família" estiver em condição de fazê-lo! Compreensão galera...
    Beijos, Belzita! :*

    ResponderExcluir